Utilização
Ao utilizar o site Medon.pt o utilizador assume implicitamente que leu, compreendeu e concordou com a Política de Privacidade e Termos de Utilização constantes neste documento.
O utilizador é responsável por manter as suas informações pessoais sempre completas, verdadeiras e atualizadas. A Medon.pt, não se responsabiliza, nem pode ser responsabilizada, pelas informações transmitidas pelos utilizadores.
A utilização do site Medon.pt implica que o utilizador assume ter idade legal para utilização de todos os serviços, nomeadamente elegibilidade para realização de compras e respetivos pagamentos, assim como assume ser responsável e legalmente imputável por todos os seus atos realizados no e por intermédio do website.
O utilizador compromete-se a utilizar o website Medon.pt unicamente para o fim a que se destina e através do interface e ferramentas disponibilizadas, não tentando utilizar o mesmo de forma indevida, por meios ou para finalidades ilícitas.
A Medon.pt reserva-se no direito de impedir a utilização de serviços ou funcionalidades, bem como a bloquear ou eliminar informações pessoais, mediante aviso, em situações de incumprimento dos termos legais ou má conduta do utilizador, assim como a participar eventuais ilegalidades ou atos ilícitos às autoridades, se aplicável.
Aconselhamento Profissional
Toda a informação contida no nosso website ou qualquer informação fornecida pelos nossos colaboradores, por telefone, e-mail, fax, carta ou por qualquer outra forma de comunicação, tem unicamente como objetivo comercial de informar e ajudar o Cliente na compra, não dispensando o aconselhamento de especialistas ou do seu médico, quando aplicável.
A informação médica neste website não é nem pode ser entendida como substituto de aconselhamento ou diagnóstico médico informado, pelo que os doentes e/ou os profissionais de saúde devem recorrer às entidades prestadoras de cuidados de saúde e/ou entidades reguladoras.
ANTES DE TOMAR QUALQUER AÇÃO OU DECISÃO RELATIVAMENTE A QUALQUER CONTEÚDO QUE SEJA OBJECTO DE INFORMAÇÃO NESTE SITE, DEVE CONSULTAR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE DEVIDAMENTE QUALIFICADO.
Informação dos Produtos
As ilustrações dos produtos, no nosso website, podem não ser exatamente iguais aos produtos entregues ao Cliente. As informações sobre os produtos são dadas pelo fabricante, não assumimos qualquer responsabilidade pelas informações disponibilizadas.
Rutura de stock
Caso se verifique uma rutura de stock em algum dos produtos encomendados, o cliente será contatado pela farmácia responsável pela entrega da sua encomenda.
Iva e Formação de Preços
Os Preços incluem IVA à taxa em vigor e estarão sujeitos a alteração sem notificação prévia.
Preço dos Artigos
Devido à vasta gama de artigos, e ao facto de adicionarmos constantemente novas referências, poderá numa hipótese remota, haver erros nos preços, ou imagens de artigos. Caso ocorram, iremos contactar o cliente que terá total liberdade de cancelar a encomenda com justa causa.
A Medon.pt tem igualmente direito a cancelar encomendas, em que se verifique que os preços estejam mal assinalados.
Compra e Venda
Todas as condições de compra, entrega, pagamento e devolução de encomendas pelo utilizador através do website da Medon.pt estão implícitas nos documentos Como Encomendar, Formas de Pagamento, Política de Privacidades, Entregas e Devoluções.
A Medon.pt compromete-se a fazer um esforço contínuo para manter todas as informações constantes no website o mais corretas e atualizadas possível, nomeadamente preços, características, formas de pagamento, formas de entrega, designações, apresentações ou outras. Não obstante, poderão ocorrer momentaneamente erros inesperados como alterações temporárias de condições de serviços, gralhas ou outros lapsos, flutuação repentina dos preços no fornecedor, falhas informáticas ou a intervenção de fatores alheios à Medon.pt.
Como tal, sempre que as falhas supracitadas ou outras interfiram no processo de encomenda por parte do utilizador ou sobre encomendas pendentes do utilizador, nomeadamente na alteração do preço final, condições de entrega ou condições de pagamento, a Medon.pt entrará direta e o mais rapidamente possível em contato com o utilizador, através de correio eletrónico ou contato telefónico, para o informar e justificar essas mesmas alterações e averiguar da aceitação ou não das novas condições.
A Medon.pt solicita ao utilizador a notificação de eventuais falhas encontradas, assim como sugestões ou críticas através do endereço eletrónico apoio@medon.pt, ou das outras formas de contacto presentes no website, às quais tentará responder da forma mais adequada e o mais rapidamente possível.
Término do Acordo
A não aceitação dos presentes Termos de Utilização implica a cessação de utilização do website da Medon.pt, sendo que os utilizadores registados poderão anular a sua participação e consequente aceitação dos Termos através da eliminação da sua Conta Pessoal, conforme delineado em Política de Privacidade.
Como Encomendar
O processo de encomenda e compra só é possível após a criação de uma conta de cliente e/ou do início de sessão do cliente na loja online, devendo este seguir os vários passos sequenciais do processo de encomenda que permitirão o registo da compra:
● Escolha o local de entrega.
a. escolha o distrito e freguesia onde quer a entrega ou onde pretende levantar o seu produto;
● Escolha os produtos que quer comprar.
a. escolha de entre centenas de produtos disponíveis na nossa plataforma, todos de empresas 100% portuguesas;
● Escolha o seu meio de pagamento.
a. pode pagar por Referência bancária, VISA/Mastercard ou MBWAY;
● Confirme a sua encomenda e efetue o pagamento.
a. receba os produtos em sua casa, ou levante-os no local pretendido, com toda a comodidade, rapidez e de forma segura.
Formas de Pagamento
Após a conclusão do processo de encomenda na conta pessoal do cliente, a compra ficará registada e este disporá de um prazo, indicado no método de pagamento selecionado, para proceder ao pagamento da mesma. Findo esse prazo, se não houver uma confirmação de pagamento, a encomenda será anulada. Alguns métodos de pagamento permitem a gravação dos dados necessários à realização da operação de pagamento. Contudo, nesse âmbito não serão guardados quaisquer dados pessoais do cliente pelo que a gestão dos mesmos deverá ser feita, diretamente, junto do prestador do respetivo serviço. Ressalvam-se as situações em que o prestador do serviço permite que a gestão dos dados pessoais seja feita diretamente no nosso website, caso em que, sempre que estas estejam conformes às disposições legais aplicáveis, designadamente em matéria de proteção de dados pessoais, as indicações emitidas por aquele serão cumpridas. Em qualquer dos casos, não existe conservação de quaisquer dados de pagamento inseridos pelo cliente a menos que a plataforma do fornecedor o permita e o cliente em tal expressamente consinta.
A Medon.pt disponibiliza os seguintes métodos de pagamento das compras realizadas na loja online:
Cartão de Crédito
O cliente poderá fazer o pagamento com cartão de crédito, usufruindo das vantagens de liquidez e dos prazos de pagamento que o seu banco oferecer.
É seguro fazer um pagamento online com o meu cartão de crédito?
Todas as transações no nosso website são seguras.A Medon.pt utiliza um sofisticado mecanismo de deteção e prevenção de ações indicadoras de fraude. Através desta solução, é possível verificar a autenticidade dos pagamentos efetuados online, salvaguardando, em simultâneo, a integridade e segurança dos dados dos clientes, bem como a identificação dos mesmos. Esta segurança é possibilitada pela tecnologia SSL (Secure Sockets Layer), que encripta as comunicações produzidas entre o software do cliente e o nosso servidor para que as mesmas não possam ser intercetadas. Como tal, a Medon.pt reserva-se o direito de recusar o pagamento de uma encomenda caso a respetiva transação seja considerada ilícita. Todas e quaisquer atividades consideradas ilegais serão, de imediato, reportadas às autoridades competentes.
3D Secure 2.1
O 3D Secure é um protocolo de comunicação desenvolvido para melhorar a segurança dos pagamentos online e possibilitar a autenticação do utilizador do cartão de crédito junto do banco emissor do mesmo. Na sequência da realização de um pagamento numa loja online, é acionado um processo que verifica se o cartão utilizado é válido. Sendo o cartão considerado válido, os sistemas de segurança associados ao protocolo 3D Secure 2.1 verificam a identidade do cliente, recorrendo, em tempo real, ao emissor do cartão de crédito que, por sua vez, valida a identidade do cliente e reporta a confirmação de que o cartão utilizado é legítimo. Tal controlo tem como finalidade a proteção dos titulares de cartões de crédito, por via da redução da probabilidade de uso fraudulento dos seus cartões, garantindo uma maior eficácia da transação. Este protocolo é utilizado pela Visa, com a designação "Verified By Visa", e pela Mastercard, com a designação "Secure Code".
Como se processa o pagamento por cartão de crédito?
Após ter selecionado a opção de pagamento por cartão de crédito e selecionado "Finalizar Encomenda", o cliente será redirecionado para a página da entidade que assegura a operação de pagamento. Em tal página, deverá indicar os dados necessários do seu cartão de crédito, nomeadamente o número, a data de validade e o código de segurança do mesmo. Nessa sequência, deverá clicar no botão "I validate my payment".
Se o pagamento for recusado, na janela do carrinho de compras será apresentada uma mensagem ao cliente com a indicação do erro verificado. Verificando esta situação, sugere-se a realização de uma nova tentativa de pagamento. Caso o problema persista, recomenda-se o contacto com o respetivo banco ou com a entidade emissora do cartão de crédito para mais informações.
Uma vez efetuado o pagamento, o valor será debitado da conta do cartão de crédito do cliente. Se, por algum motivo, se verificar a necessidade de proceder à anulação, total ou parcial, da encomenda, o valor correspondente será reembolsado num prazo de cinco dias úteis. Previsivelmente, a transação refletir-se-á no extrato do cartão do cliente ao fim de três dias úteis contados da data em que aquela foi realizada.
Aviso: Os pagamentos são sempre efetuados em Euros, mesmo quando os preços estão apresentados noutras moedas. Algumas entidades bancárias podem cobrar taxas de câmbio. A Medon.pt é totalmente alheia a este facto, pelo que não assume qualquer responsabilidade pelo mesmo.
Multibanco
Os pagamentos por Multibanco podem ser efetuados através da rede de Caixas Multibanco ou através do seu Homebanking.
Logo que concluído o processo de encomenda, será gerada uma referência Multibanco. O cliente receberá esta referência no e-mail de confirmação da encomenda, embora a mesma seja igualmente disponibilizada no separador "Encomendas" da respetiva conta Medon.pt.
Para efetuar o pagamento numa Caixa Multibanco, deverá selecionar a opção "Pagamento de Serviços/Compras" e inserir a entidade, referência e valor correspondentes.Aviso: uma vez que a referência bancária gerada para pagamento tem uma validade limitada, a não verificação do pagamento dentro de tal prazo implicará a anulação da encomenda. Os prazos de expedição indicados serão cumpridos em condições normais de processamento de encomendas, pelo que se ressalvam as situações de acréscimo excecional do volume de encomendas que poderão ocorrer durante os períodos festivos ou durante campanhas promocionais, bem como outras eventualidades que obstem à regular prestação do serviço de entrega.
MB WAY
O cliente poderá proceder ao pagamento da sua encomenda por via do sistema de pagamento MB WAY. Para tanto, no processo de encomenda deverá selecionar este método de pagamento e indicar o número de telemóvel ao qual está associada a aplicação, aceder à mesma e seguir os passos de confirmação da compra indicados.
Caso o número introduzido não corresponda a um número de pagamento registado nessa aplicação, a seguinte mensagem será exibida: “Não foi possível validar o seu pagamento. Recebemos a seguinte mensagem: Inexisting MB WAY alias”.
Conforme indicado na aplicação, o pagamento deverá ser feito no prazo de cinco minutos, sob pena de cancelamento da encomenda.
Entregas e Devoluções
Processo de Entrega
Pode optar por receber os medicamentos em sua casa ou na farmácia que escolher para a compra. As farmácias com serviço de entrega em casa encontram-se sinalizadas no site.
Cada farmácia terá o seu processo de entrega e estabelecerá as suas regras no que diz respeito ao prazo de entrega da encomenda, recolha no local, ou aos portes de envio (caso seja o caso).
Devoluções e Cancelamento de Encomendas
Devoluções
A devolução de produtos é um processo que ocorre após a emissão da fatura, estando a sua aceitação sujeita à legislação em vigor. Assim, a devolução de encomendas faturadas, apenas podem ser tratadas junto de cada uma das farmácias. A aceitação da devolução pela farmácia implica a restituição dos valores já pagos pelo cliente, independentemente do método de pagamento utilizado.
Só são aceites a devolução de produtos que cumpram os seguintes requisitos:
- Que não sejam Medicamentos, Alimentos, Produtos de higiene e/ou de uso pessoal;
- Produto tem que estar em bom estado e com a sua embalagem original inviolada;
- A devolução do produto deve ser acompanhada pela fatura original;
- A devolução só pode ser realizada até 15 dias após a compra;
Para solicitar a devolução de um produto deverá entrar contato connosco através do endereço eletrónico apoio@medon.pt, indicando o número da encomenda e o produto a devolver.
Será contatado no prazo máximo de 42 horas pelos nossos serviços, com intuito de validar todos os dados e indicar-lhe a farmácia onde deverá dirigir-se afim de concluir o processo de devolução.
Cancelamento de Encomendas
O cliente apenas poderá cancelar a sua encomenda caso esta ainda não tenha sido paga e ainda não se encontre em processamento. Nesse caso, poderá fazê-lo na opção "Encomendas", disponível na área pessoal da sua conta de cliente. Para tanto, deverá selecionar a encomenda que pretende anular e clicar sobre o botão "Cancelar encomenda". Uma vez cancelada a encomenda, ser-lhe-á apresentada uma mensagem com um pedido de confirmação dessa intenção.
Aviso: A anulação de encomendas só é possível através do processo referido anteriormente. Toda e qualquer solicitação efetuada por outro meio não poderá ser atendida.